sexta-feira, 2 de setembro de 2011

INFORME SAÚDE - VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

Galera, como todo mundo já está sabendo o XV Encontro Norte Nordeste de Casas de Estudantes vai ser em Belém do Pará, mas queremos passar para vocês outra informação muito importante:

Nosso Ministério da Saúde considera o município de Belém como área endêmica onde a circulação do vírus da febre amarela acontece de forma permanente entre a população de vetores, por esse motivo a população residente da área e pessoas em transito devem ser imunizadas com a vacina contra febre amarela. 
(TRADUZINDO: PESSOAS NÃO IMUNIZADAS PELA VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA CORREM O RISCO DE CONTRAIR A DOENÇA EM BELÉM).

Para que isso não aconteça, o Ministério da Saúde tem algumas recomendações que podem ser lidas logo abaixo.

VIAJANTES
Se você vai viajar para alguma área que tenha risco de transmissão para Febre Amarela, VOCÊ PODE FAZER UMA VIAGEM TRANQUILA. Saiba que existe vacina contra febre amarela e ela deve ser aplicada 10 DIAS ANTES DE SUA VIAGEM, SE VOCÊ NUNCA FOI VACINADO. 

ONDE SE CORRE RISCO DE PEGAR FEBRE AMARELA?
No Brasil, os locais de risco são as regiões de matas e rios das seguintes regiões: todos os Estados da Região Norte e Centro-Oeste, bem como parte da Região Nordeste (Estado do Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia), Região Sudeste (Estado de Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo) e Região Sul (oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
As pessoas que moram nestas regiões, ou aqueles que irão viajar para estes locais devem tomar a vacina, caso ainda não tenham feito ou o fizeram há mais de dez anos. 


Este mapa representa as áreas segundo classificação de risco para febre amarela, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde em 2003 e indica os municípios de acordo com a probabilidade de circulação do vírus da febre amarela. É constituído das seguintes áreas:

Área endêmica: corresponde aos municípios em que a circulação pode ocorrer de forma permanente entre a população de vetores. Os casos de febre amarela silvestre quase sempre são esporádicos e, às vezes, apresentam picos de ocorrência em períodos cíclicos, como verificado em 2000 em Goiás e atualmente nos estados onde estão ocorrendo epizootias em macacos e casos humanos, geralmente conseqüentes à migração de pessoas não imunes.

Área de transição: corresponde aos municípios onde a circulação do vírus ocorre mais esporadicamente, mas também pode ocorrer sob a forma de picos, como observado no Rio Grande do Sul (2001, em macacos) e em Minas Gerais em 2001 e 2003 (em macacos e humanos).

Área de risco potencial: corresponde aos municípios que não apresentam circulação do vírus até o momento, mas apresenta vulnerabilidade para esta circulação, pois apresenta características semelhantes às da área de transição e contigüidade geográfica com ecótopo semelhante.

Área indene: corresponde aos municípios onde não há circulação do vírus da febre amarela e não há contigüidade com ecótopos semelhantes de áreas com circulação do vírus.

ONDE TOMAR A VACINA?
O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente a vacina em postos de saúde de todos os municípios do país. Esta vacina é muito segura e protege durante 10 anos. Para as pessoas que já foram vacinadas há mais de 10 anos, basta tomar uma dose de reforço e seguir viagem, não sendo necessário esperar 10 dias para garantir sua proteção.
As pessoas vacinadas em Unidades do SUS recebem um comprovante de vacinação que é válido em todo território nacional: é o Cartão Nacional de Vacinação, de cor branca. O comprovante da vacina deve fazer parte de sua bagagem. 
(HÁ CASOS EM QUE PARA ENTRAR NO PARÁ É NECESSÁRIA A APRESENTAÇÃO DO CARTÃO NACIONAL DE VACINAÇÃO, POR ISSO RECOMENDAMOS A TODOS OS PARTICIPANTES PARA ESTAREM COM SEUS CARTÕES DE VACINAÇÃO EM LOCAL DE FÁCIL ACESSO DURANTE A VIAGEM).

QUEM PODE SER VACINADO
Qualquer pessoa pode se vacinar (exceto: pacientes febris, portadores de câncer, AIDS severa, e pessoas usando medicamentos imunossupressores e menores de 6 meses de idade). Gestantes somente devem ser vacinadas se o risco de exposição for muito grande e não puder ser evitado. A revacinação deve ser feita a cada dez anos. A vacina pode ser aplicada a partir dos seis meses de vida nos locais de risco e dos doze meses em áreas indenes. A recomendação é que todos os que estão planejando viajar para regiões endêmicas da febre amarela procurem os postos de vacinação e sejam vacinados. 
___
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=27941
http://www.iec.pa.gov.br/devidencia/febreamarela/pt/files/about.pdf
Municípios segundo classificação de risco para febre amarela silvestre 

EM CASO DE DÚVIDAS, SOBRE QUEM PODE SER VACINADO, VEJA O LINK: 

Um comentário:

  1. Olá, pessoas de João Pessoa.

    O local para se tomar a vacina aqui é na FUNASA.
    Onde fica? no bairro Jaguaribe. Pega o 003. O busão para próximo. Seria interessante que fosse todo mundo que vai participar do encontro junto, para que depois não fique sem tomar porque 'não sabia'.
    Abs a tod@s
    Juliana Nascimento

    ResponderExcluir